Páginas
Como chegar
Canais sociais
pergunta estetica facial

Perguntas e respostas sobre Estética Facial

Para você que já conhece toda a competência dos tratamentos faciais do Studio Sandra Martins, confira aqui um FAQ com as principais perguntas e respostas já questionadas por minhas divas. Aqui você poderá tirar suas dúvidas e conhecer algumas particularidades do mundo da estética facial.

Quais os formatos de rostos e a sobrancelha?
  • Rosto triangular
    • Rosto triangular, procurar sempre delinear a sobrancelha no formato arqueado ou curvado, que suaviza a expressão.
  • Rosto quadrado
    • Rosto quadrado, delinear as sobrancelhas retas e lineares.
  • Rosto redondo, Rosto oval.
    • Rosto redondo ou oval, manter o formato das sobrancelhas angulosas ou arqueadas que elevam o olhar.
Como é a técnica de Designer de sobrancelha?

O design de sobrancelha é uma técnica inovadora que transforma a face pois assim dará o modelo de cada rosto, é usado um paquímetro que mede com precisão as medidas da face para saber exatamente o modelo ideal para cada rosto.
O profissional nessa arte tem um papel fundamental, de transforma a expressão do rosto fazendo um bom designer e seguir o desenho adequado ao contorno do rosto e formato dos olhos.

O que é visagismo?

O estudo das proporções e formas do rosto humano chamasse visagismo.
Visagismo é a arte de embelezar e transformar o rosto a parti de modificações como core de cabelo, uso de cosméticos e maquiagem.

O desenho da sobrancelha em relação ao molde do rosto faz parte deste estudo, cada formato do rosto exige um tipo de sobrancelha para que se tenha harmonia e estética nas expressões do rosto.

O que é sobrancelha?

Sobrancelha ou supercilio é uma pequena porção de pelos que servem para proteger os olhos localizados logo acima da selha de onde vem o nome.
A sobrancelha além de proteger os olhos contra elementos externos, também indica sentimentos e personalidade, ou seja, a identidade pessoal de cada um.

O que é paquímetro?

O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos, ou no nosso caso da sobrancelha.

Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.

O que é Micropigmentação da sobrancelha?

É um processo permanente de pigmentação, semelhante a uma tatuagem. Para tal procedimento, é feita uma análise da cor do cabelo e da pele para chegar ao pigmento ideal.
A aplicação é feita como uma agulha e, quando finalizada, deve tomar alguns como:

  • Não expor a região ao sol por 30 dias
  • Não remover as casquinhas que vão se formar.
  • Não aplicar nenhum produto de maquiagem ou desmaquilante
Tenho pouco pelo na sobrancelha, o que fazer?

Ter poucos pelos ou uma pequena (ou grande) falha no desenho da sua sobrancelha não é mais problema. Você pode lançar mão de alguns artifícios acessíveis para preencher esse espaço. Seja o método temporário ou permanente, é possível alcançar o efeito esperado com os métodos a seguir:

  • Lápis universal
    • Muito parecido com o lápis de olho, esse item esconde um truque: sua cor é compatível com uma infinidade de sobrancelhas, pois se trata de uma mistura de marrom e cinza.
    • Fica perfeito! Ele pode ser utilizado para corrigir pequenas falhas ou para dar sensação de volume para quem tem poucos pelos. Você deve passa-lo no sentido do crescimento dos pelos e depois dar uma leve esfumada.
  • Sombra
    • Além de realçar os olhos, a sombra em pasta pode ser utilizada para preencher falhas na sobrancelha e também para marcar ainda mais o olhar, já que o olhão em destaque é tendência sempre. Pentear os fios da sobrancelha com mascara transparente para cílios ajuda a “assentar” os pelos e manter um desenho mais bonito.
Existe cor certa de henna para cada tom de pele?

Existem também as cores certas para cada tom de pele, apropriada especialmente para sobrancelhas.

Antes da aplicação da henna na sobrancelha, verifique seu tom de cabelo, para não fugir da tonalidade! Podendo ser:

  • Castanho- claro / médio / escuro / avermelhado.
  • Louro médio / escuro.
  • Preto.
O que é Sobrancelhas de Henna?

É uma técnica de pigmentação dos fios com a hena, que permite além de cobrir os pelos brancos, preencher falhas e destacar o olhar, assim harmonizando todo o rosto, dando destaque aos pontos que foram ressaltados, ou seja, as sobrancelhas!
A hena é um pigmento natural extraído de casca das árvores. Muito usada para quem tem vontade de fazer uma maquiagem definitiva mas tem medo de ir diretamente à esse processo, ela ajudará a cliente ter uma ideia de como ficará a maquiagem definitiva.

Já nascemos com o formato da sobrancelha definido?

É verdade. O design de uma sobrancelha nada mais é que delinear o desenho que já está presente. O que é possível fazer é limpar a poluição que são pelos espalhados, que pesam nos olhos.

Mas sempre tomando cuidado com o que vai combinar com o rosto. Mais uma vez vale ressaltar: cuidado para não errar a mar e tirar pelos demais. Pode demorar e muito para consertar, se é que a emenda será possível.

Existe uma idade certa para começar a tirar a sobrancelha?

Mito! Não existe idade. Há uma fase, por volta dos 14 ou 15 anos, em que as meninas ficam mais vaidosas, se preocupam mais com a aparência. Se quiserem tirar a sobrancelha já nesta fase, podem ficar à vontade.

Também é uma questão de autoafirmação, de se olhar no espelho e se gostar, se achar bonita. Mais tome cuidado quando for tirar a sobrancelha pela primeira vez, pois você não conhece a dor. Na dúvida, procure um especialista.

Uma sobrancelha bem feita faz a pessoa ficar mais nova?

Verdade! Se o design da sobrancelha for feito de modo a valorizar o rosto, a pessoa pode aparentar até dez anos mais jovens. Além de estar com o desenho compatível com os elementos da sua face, a sobrancelha deve estar bem preenchida, pois se estiver transparente ou com poucos pelos, a atenção dos olhares em relação a essa região passa para rugas e olheiras.

Tirei a sobrancelha bem fininha e ela nunca mais cresceu

Quem não conhece alguém que já foi vítima dessa história? Afinal, há algum tempo não havia nada mais chique que uma sobrancelha milimetricamente fina. Há o risco de os pelos nunca mais crescerem

“Isso acontece porque há uma lesão no bulbo do pelo e ele não cresce mais. Hora ou outra isso vai acontecer com todo mundo, mas com alguns ocorre antes”. Portanto, cuidado com a pinça para não exagerar!

Como é uma sobrancelha para olhos pequenos?

Mantenha a parte de baixo das sobrancelhas sempre limpa, para levantar o olhar. Sem preguiça de usar pinça!

Como é uma sobrancelha para rosto oval?

Sobrancelhas arqueadas ficam super bem. Basta olhar a foto e ver a expressão do olhar dela.

Como é uma sobrancelha para rosto quadrado?

Use as sobrancelhas retas, com uma curva mais acentuada na ponta externa.

O que não fazer na sobrancelha?
  • Depilar em excesso a parte interna das sobrancelhas (próxima ao cantinho dos olhos): Deixa o nariz mais largo e comprido.
  • Afinar e estreitar demais o desenho: Aumenta a largura da testa e envelhece mil anos!
  • Acentuar o arco (o ponto mais alto, onde as sobrancelhas se curvam ou dobram): Pode deixá-la com cara de brava e mal-humorada.
Qual é a sobrancelha ideal para cada formato de rosto?

Finas, grossas, retas, arqueadas… A primeira regra para ter um estilo marcante e sedutor é esquecer os modismos e manter a sobrancelha com o desenho mais natural possível (aquele que a herança genética nos deu).

“Deixe-a limpa, com o arco definido, mas respeitando o formato original. Já a espessura deve ser equilibrada, nem fina nem grossa demais, combinando com as proporções do seu rosto”.

O que é um design de sobrancelhas?

A retirada de sobrancelhas com uma designer profissional é bastante indicada para aquelas pessoas que nunca retiraram, pessoas com o formato das sobrancelhas errado, ou apenas para mantê-las bonitas e harmoniosas. A procura masculina pelo serviço também é muito grande.  A moldagem da sobrancelha não é um trabalho tão simples e deve ser feito de maneira adequada e segura.

O que é um Designer de Sobrancelhas

A profissional que é Designer de Sobrancelhas, utiliza uma técnica inovadora. É usado um aparelho que mede com precisão as medidas exatas da face (Paquímetro) para calcular o modelo ideal para cada rosto. Focando com isso na melhor apresentação da moldura do rosto.

A falta de colágeno na pele causa o que?

A falta de colágeno é o grande vilão do envelhecimento, essa seria a principal causa para um envelhecimento que é visível. Quando temos falta de colágeno o cabelo também sofre algumas consequências, como por exemplo, torna-se mais fino e a flacidez gerada contribui para o aparecimento das temidas rugas. Uma boa opção é a procura por tratamentos de rejuvenescimento facial.

Com que idade o colágeno começa a diminuir?

O momento, considerado pelos cientistas, em que o corpo começa a declinar da produção de colágeno, seria a partir dos 30 anos. Quando se completa três décadas de vida o corpo passa a produzir, em média, 1% a menos de colágeno ao ano. A longo prazo isso faz muita diferença.

O colágeno na pele diminui com a idade?

O colágeno está presente em nosso corpo desde que nascemos por isso mostra-se tão importante para a manutenção de nosso corpo. E exatamente o fato de que a quantidade de colágeno diminui com o avançar da idade é que nossa pele perde elasticidade, essa perda é responsável pelo envelhecimento visível. A falta de colágeno é o que contribui para o aparecimento de rugas e também a tão temida fragilidade óssea.

O que é Colágeno?

colágeno é uma proteína, ela está presente em praticamente 25% do corpo humano. Sua grande e principal função é dar sustentação ao corpo às células do corpo humano. O colágeno mantém as células unidas. É também o componente principal de órgãos, como por exemplo, a pele, cartilagens, ossos e tendões.

Quais os tipos de foliculite?

A foliculite se caracteriza em diversos tipos e cada tipo possui suas próprias características, por isso cada caso é um caso. Por exemplo, a foliculite decalvante surge quando uma infecção causa a atrofia do peso, podendo interromper o crescimento dos pelos no local afetado pela irritação.

Já a foliculite na barba geralmente surgem nos adultos e de forma crônica, ou seja, deixa a região afetada bem avermelhada e visivelmente bastante irritada. A foliculite queloideana da nuca é comum apenas em homens negros e jovens provocando irritações dos folículos formando algumas cicatrizes na nuca em forma de queloide.

Como é a Foliculite?

A foliculite, na maioria dos casos, apresenta-se em formas de bolinhas vermelhas na área afetada, entretanto nos casos mais sérios as bolinhas podem aumentar de tamanho e passando a apresentar pus, provocando muita coceira, dor e bastante desconforto na região afetada.

O que é a eczema?

O eczema é, talvez, a mais comum das doenças da pele. Pode aparecer em qualquer pessoa com qualquer idade, até naquelas que aparentemente estão sadias. Algumas vezes começa pelo contágio com substâncias irritantes. Devido a este fator, as pessoas que trabalham em salões de beleza, os barbeiros, padeiros, impressores e trabalhadores da indústria química parecem ser os mais afetados.

A irritação pode provir do interior do organismo da pessoa se ela for sensível a determinados tipos de alimentos. É a manifestação de uma reação alérgica a alguma coisa que o corpo está rejeitando, ou seja, algo que não é bem vindo.

O que é dermatite atópica?

A dermatite atópica é uma doença de pele que aparece sob forma de manchas avermelhadas simples, parecendo um grupo de espinhas inflamadas ou como pontos inchados e úmidos. Pode ser progressiva, começando com um pequeno ponto vermelho, e ir aumentando até se tornar uma mancha vermelha que supura ou cobre-se de crosta. Há a presença de coceira que, se estimulada pode se tornar prejudicial. Esta doença também é conhecida como dermatite atópica.

O que é Lúpus?

Lúpus é uma doença que surge de um desequilíbrio do sistema imunológico e faz com que o sistema que deveria proteger o corpo passe a ataca-lo. Lúpus é um exemplo de doença autoimune isso por que é causada pelo sistema imunológico que entra em colapso.

O ataque ao sistema imunológico é feito por bactérias, vírus ou outros agentes externos que atacam o organismo que não consegue se defender. O principal sintoma de Lúpus é o ataque do sistema imunológico aos tecidos como pele, articulações, rins, coração, pulmões, fígados e cérebro também.

O que são cosméticos oil free para pele oleosa?

Os produtos oil free são produtos que são específicos para quem tem a pele oleosa. Estes produtos também são indicados para quem tem facilidade para desenvolver cravos e espinhas. O fato de não possuir substancias oleosas torna menos prejudicial para a pele, isso por que quem já tem a pele oleosa não pode ter mais um acréscimo de óleo.

Estas substâncias oleosas podem fechar os poros evitando a respiração da pele, esse fechamento é que causa os cravos e as espinhas. Produtos convencionais, como hidratantes, por exemplo, contém muitas substâncias oleosas que acabam criando mais oleosidade na pele. Por isso, em parte é verdade o mito que pessoas que a tem pele excessivamente oleosas não podem usar hidratantes para o rosto, porém, se for oil free já é mais possível.

O que é uma limpeza de pele?

O que é importante saber é que a limpeza de pele é extremamente necessária para que a pele esteja limpa e saudável.

A limpeza de pele profissional visa retirar os cravos antes que eles possam inflamar e se transformar em espinhas. Para fazer isso é necessário deixar a superfície da pele bem limpa e em seguida partir para a esfoliação que elimina as células mortas da pele.

Depois de abrir o caminho com a esfoliação vem a hora dos vapores que também visam chegar mais perto do sebo endurecido.

Qual a frequência do peeling de diamante?

Uma das vantagens desse tratamento é que a pele não fica extremamente vermelha ou então marcada como em outros tipos de peeling. Mas, o fato de ser um tratamento suave faz com que sejam necessárias de 5 a 10 sessões. Claro que isso vai depender de cada caso. O tempo de intervalo entre as sessões também varia pode ser de 15 a 30 dias. Quem faz o tratamento de peeling de diamante tem que evitar o sol por pelo menos três meses.

Como é o peeling de diamante?

É um tratamento de renovação celular que devolve a elasticidade, clareia as manchas, diminui a oleosidade e a acne e ainda é e menos agressivo que alguns peelings químicos. O método consiste em uma microdermoabrasão superficial, onde é usada uma ponteira de diamante que desliza sobre a pele promovendo uma esfoliação. O principal objetivo desse peeling é refazer a superfície da pele, reduzindo as rugas finas e diminuindo os poros que estão dilatados.

O que é o peeling de diamante?

O peeling de diamante nada mais é do que um tipo de dermoabrasão que tem como função incentivar a renovação da pele, assessorar na remoção de cicatrizes, manchas de pigmentação e rugas finas restaurando a estrutura da pele.

Ao contrário dos outros métodos utilizados em estética facial, o peeling de diamante ou também chamado de peeling diamantado, é menos invasivo e causa menos danos em razão do tamanho dos cristais de diamante proporcionando, assim, um procedimento seguro e indolor eliminando a necessidade de anestesia.

Como é a acne rosácea?

A acne rosácea é caracterizada por vermelhidão, inflamação (inchaço), e vasos sanguíneos dilatados. Outra característica é que você não tem comedões, a acne está localizada principalmente na parte central do seu rosto (nariz e bochechas), e você tem muitas pústulas (espinhas contendo pus).

O que é a acne rosácea?

A Acne Rosácea ocorre principalmente em pessoas mais de 30 anos, sendo mais frequente nas mulheres. Trata-se de uma inflamação crônica, resultando numa acne grave. É uma doença diferente da acne vulgaris, mais comum. No caso da Acne Rosácea, o parasita Demodex folliculorum (presente nos nossos folículos pilo-sebáceos) atuam de forma oportunista piorando a situação.

O que faz surgir as olheiras?

Se você não dorme direito ou se está estressado, não dá outra: Aparecem logo as terríveis olheiras. Na verdade essas indesejadas marcas surgem devido ao acúmulo de melanina (pigmento escuro da pele) e da dilatação dos vários vasos sangüíneos da pele das pálpebras, que também podem surgir devido a fatores genéticos. Além disso, com o passar do tempo, a idade, o fotoenvelhecimento e a gravidade também favorecem o aumento das olheiras.

A pele em volta dos olhos é muito delicada e fina, com uma espessura é de 0,4 mm. É por isso que as marcas aparecem com tanta facilidade nessa área do rosto. Para vocês terem uma idéia, no resto do corpo, a espessura da pele pode atingir até 3 mm.

A luz do sol é a única prejudicial para a pele?

Os raios UVB do sol não são os únicos tipos de luz prejudiciais para a pele. Além do sol, a luz visível, emitida, geralmente por lâmpadas fluorescentes, como as que iluminam ambientes internos, ou a luz do computador e da claridade que entra através da janela, pode, sim, pigmentar e envelhecer a pele. É claro que a exposição a este tipo de iluminação não é tão agressiva quanto a luz do sol. Oito horas de exposição à luz artificial em ambientes fechados equivale a 1 minuto e 20 segundos de exposição solar em um dia claro de verão.

Parece pouco, mas se imaginarmos que pessoas passam horas e horas por dia durante anos trabalhando dentro de escritórios, essa quantidade pode significar estragos para a pele.Isto por que, essa luz é capaz de produzir radicais livres, que provocam alterações nas células, principalmente, nos melanócitos (células da pigmentação) e nos fibroblastos (produtores de colágeno).

A luz do computador pode causar manchas na pele?

É VERDADE! As pessoas geralmente se preocupam apenas com a luz do sol, e muita gente só lembra do protetor solar quando vai a praia. Mas o cuidado deve se estender até dentro de casa ou do escritório. A mancha na pele de que falamos, conhecida como Melasma é causada também por lâmpadas fluorescentes, a luz do monitor do computador e da televisão (vista muito de perto) e por aí vai.

Acne na gestão o que evitar?

As mulheres grávidas não devem tomar a isotretinoína. Este é considerado a última forma de tratamento contra a acne para as gestantes.

Como evitar a acne rosácea?

A acne rosácea pode ser tratada com um creme medicinal receitado por um dermatologista. Para que o tratamento dê certo, é preciso evitar o sol, alimentos condimentados e muito quentes.

Acima dos 40 anos qual tipo de acne surge?

Se uma pessoa tem mais de 40 anos e é atingida pelas espinhas, ela pode estar desenvolvendo uma acne grave: a rosácea, que é diferente da acne comum.

Lavar o rosto diminui a acne?

Lavar não é o suficiente para acabar com as espinhas (acne). A lavagem superficial do rosto somente tira a oleosidade da pele e não dos dutos entupidos.

O peróxido de benzoil ajuda no tratamento contra acne?

Uma grande quantidade de produtos contém peróxido de benzoil, que ajuda a eliminar células mortas e acaba com as bactérias. Auxiliando no tratamento contra acne.

Alimentos podem causar acne?

O papel da dieta na acne ainda não está comprovado. A alteração na dieta não cura a acne, que não é decorrência de reações alérgicas a um alimento específico. Entretanto, alguns casos de acne parecem melhorar após a eliminação de determinados alimentos, particularmente chocolates e gorduras.

Qual melhor sabonete para evitar a acne no rosto?

Para a delicada pele do rosto, o melhor é que se utilize sabonetes com o rótulo “leve” ou para “pele sensível”. Esta pode ser uma boa forma para combater o nascimento de espinhas (acne) no rosto.

O que são comedones?

A maioria do excesso de óleo produzido pelas glândulas sebáceas deixa a pele através dos folículos capilares. Às vezes, o óleo entope estes tubos e cria comedones (folículos capilares bloqueados). Os comedones são o que formam os inchaços na acne. Eles contêm sebo das glândulas sebáceas, bactérias e qualquer tecido da pele que se acumula perto da superfície.

Quais são os fatores de risco da acne?

As alterações hormonais durante a puberdade, que aumentam e estimulam as glândulas sebáceas da pele. Há também outros fatores de risco da acne, como o estresse, o uso de alguns medicamentos, o uso de cosméticos oleosos e exposição ocupacional.

Em que parte do corpo a acne se forma?

Acne é um problema da pele cuja aparição varia de pequenos calombos a pústulas e grandes cistos. Ela se forma dentro dos poros. As glândulas sebáceas ligadas aos poros produzem uma substância chamada sebo que lubrifica o cabelo e a pele.

O que é Demodex folliculorum?

Esse ácaro, como todo aracnídeo, tem 8 perninhas sim, mas é muitíssimo pequeno. A presença desse bichinho é mais comum no folículo piloso, onde ele pode viver de 14 a 18 dias e colocar até 25 ovos em um único folículo. Para nosso desespero o local mais comum para o Demodex viver é na superfície do canal do ouvido, onde podem viver populações desses pequenos seres, mas eles podem viver em qualquer folículo piloso, inclusive nos pelos do rosto.

É verdade que os cravos na nossa pele são aracnídeos?

Não é exatamente isso! Na verdade os cravos são poros entupidos de gordura (sebo). A nossa pele é recoberta por uma proteína que protege contra o ressecamento, chamada queratina. Ás vezes a queratina produzida atrapalha a saída dos poros, o que pode ser agravado como uso de produtos de beleza muito gordurosos. A pontinha preta do cravo é resultado da reação de oxidação de uma quantidade grande da proteína com o oxigênio do ar. Mesmo com o poro fechado a glândula sebácea continua produzindo gordura, ela então vai se acumulando no poro formando o cravo.

Maquiagem da cravo?

Sim, porque suja os poros, principalmente as bases. Por isso é proibido dormir maquiada. “É uma das principais causas da acne”.

Produtos adstringentes e tônicos funcionam?

Sim, mas cuidado com os que contém álcool. “O álcool resseca a pele. Ela reage e fica mais oleosa”. Se você não quiser usá-los, um sabonete também funciona para a limpeza superficial.

Tomar sol melhora cravos e espinhas?

Não. “É só impressão, parece que o sol seca as espinhas e os cravos, mas os raios solares provocam um aumento da atividade das glândulas sebáceas e a pele fica mais oleosa”.

Passar a mão no rosto faz aumentar os cravos?

Sim. As mãos e os dedos carregam bactérias, suor e sujeira que entopem os poros e deixam a pele ainda mais oleosa e irritada.

Posso espremer os cravos em casa?

Os cravos brancos inflamam com mais facilidade. É melhor não tentar retirá-los sozinha. Já os pretos, com a pontinha para fora, dá para tirar em três passos:

  • Coloque uma toalha morna sobre o nariz e deixe por 20 minutos, para amolecer os cravos.
  • Com as mãos muito limpas e um pedaço de algodão entre os dedos, aperte delicadamente a ponta do cravo, até sair.
  • Lave o rosto com um sabonete anti- acne para fechar o poro.

Mas o ideal mesmo é procurar uma boa clínica estética para realizar todo o procedimento de limpeza de pele.

Produtos para o cabelo causam cravos?

Sim, principalmente os condicionadores sem enxágue. Evite passar na parte de cima do cabelo para poupar a testa. “A gordura do produto acumula nos poros, que entopem”. A franja também pode aumentar o surgimento dos cravos.

Que tipo de alimentos aumentam os cravos?

Alguns alimentos, como chocolate, podem piorar a oleosidade da pele. “Só evite excesso de frituras e doces”.

Protetor solar evita cravos?

Não, pelo contrário. Protetores convencionais vendidos em farmácia com a substância paraminobenzóico, a paba, pioram a acne.

Cravo é bicho?

Não. “Há cravos contaminados pela presença de um ácaro, comum na pele das pessoas de pele clara e com mais de trinta anos. Não é transmissível”.

Qual a diferença entre cravos brancos e pretos?

O cravo fica preto quando o poro está aberto e a gordura dentro dele entra em contato com o ar. “Quando o cravo é branco e mole, significa que a pele cobriu o poro e impediu a gordura de entrar em contato com o ar. Os dois tipos devem ser tratados, sendo que o branco se transforma mais facilmente em uma espinha.

O que posso fazer para combater os cravos?

Lavar o rosto duas vezes por dia, de preferência de manhã e à noite, com um sabonete anti -acne. O ideal é também fazer uma limpeza de pele uma vez por mês com uma esteticista. À noite, passe um demaquilante ou leite de limpeza.

O que é Demodex folliculorum?

É um pequeno ácaro, de forma alongada típica, responsável pelo cravo cutâneo.

O que é um cravo na pele?

Os cravos nascem por dois motivos: um aumento na gordura produzida em glândulas da pele e o entupimento nos poros por onde essa gordura deveria ser liberada. “Em geral, os poros entopem por causa da produção excessiva de queratina (substância fabricada naturalmente pelo corpo), que atrapalha a saída da gordura. Mas produtos de beleza, principalmente os gordurosos, podem ter o mesmo efeito.

O que é comedão aberto?

O comedão aberto (cravo preto) se constitui por acúmulo de corneócitos e sebo e colonização pelo Propionibacterium acnes. Pode haver estafilococos e Propionibacterium furfur na extremidade. A cor escura da lesão se deve à presença de melanina. Quando o comedão leva à ruptura da parede folicular, ocorre uma reação inflamatória que resulta clinicamente em pápulas, pústulas, nódulos e cistos, constituindo a acne inflamatória.

O que é comedão fechado?

O comedão fechado (cravo branco) forma-se pelo aumento de corneócitos no acroinfundibulum folicular, tomando forma esférica. O orifício folicular pode ser, eventualmente, visível no centro.

O que é o microcomedão?

O microcomedão se faz por acúmulo de corneócitos no infundibulum sem dilatação folicular visível, porém histológica.

O que é o comendão não inflamado?

Comedão não inflamado é localizado no ducto folicular e constituído por acúmulo de sebo e queratina, caracteriza a lesão primária da acne não inflamatória.

Onde surgem os cravos na nossa pele?

Os comedões ou cravos podem ser vistos em uma pessoa como lesão isolada ou várias lesões. Eles têm uma tendência a se acumular no nariz e no queixo, mas todas as áreas da face e em volta estão suscetíveis ao seu aparecimento. Muitos pacientes idosos com pele atrofiada apresentam comedões.

O que é comendão?

Os comendões são simplesmente os já conhecidos cravos, que são lesões não inflamatórias e que são chamadas de comedões abertos. Quando um comedão aberto é manipulado de forma errada começa um processo de acne microcomedogênica podendo ser inflamada. Estes comedões abertos são caracterizados por acumulação folicular de queratina associada ao sebo.

O que é a Acne Fulminans Grau 5?

A acne grau 5 surge repentinamente acompanhado de sintomas sistêmicos (febre, leucocitose, artralgia, …).

O que é a Acne Conglobata Grau 4?

A acne grau 4 é a forma mais grave do que o grau anterior. Os cistos, ao drenar, formam fístulas. (“túneis” de drenagem).

O que é a Acne Nódulo-Cística Grau 3?

A acne grau 3 tem a presença de comedões, pápulas, pústulas e cistos. Pela ruptura da parede do folículo formam-se cistos.

O que é a Acne Pápulo-Pustulosa Grau 2?

A acne grau 2 tem a presença de comedões, pápulas eritematosas (avermelhadas) e pústulas.

O que é a Acne Comedônica Grau 1?

A acne grau 1 tem a presença predominante de comedões. Algumas pápulas e raras pústulas não alteram o grau.

Como se apresenta a acne?

A acne pode se apresentar como acne não-inflamatória, com somente comedões e acne inflamatória.

Existe Designer de Sobrancelha para homens?

Sim existe design de sobrancelha para homens, o trabalho é bem similar ao executado com o público feminino, mas é necessário um pouco de cuidado e profissionalismo na hora do design.

Os óculos de sol masculinos devem cobrir a sobrancelha?

Depende do modelo da armação do óculos utilizado. Se for um modelo aviador, provavelmente cobrirá a sobrancelha. Também tem os modelos wayfarers que dá um ar de descontração e geralmente não mostra muito da sobrancelha. E caso seja as armações mais tradicionais provavelmente vão cobrir pelo menos um pouco da parte inferior da sobrancelha.

Qual é diferença da sobrancelha feminina para sobrancelha masculina?

A sobrancelha, sempre acompanha o formato do rosto. Uma sobrancelha fina e desenhada, dá aspecto feminino, assim como uma sobrancelha espessa e sem desenho, aparência masculina.

Nos homens os pelos da sobrancelha são muito mais grossos e em muito maior quantidade. Já nas mulheres os pelos, na grande maioria, são mais delicados, um pouco mais fino sendo marcante a suavidade no rosto.

Como deve ser a sobrancelha masculina?

Já se foi o tempo em que 0 homem deixava a sobrancelha no formato de “monocelha”. O ideal hoje é você procurar um designer de sobrancelha, onde ela irá analisar o formato do seu rosto e identificar os pelos “extras” que sobram no contorno. O ideal é apenas tirar a “sujeira” da sobrancelha, sem afetar o formato da mesma.

Tenho a pele do rosto muito ressecada o que eu faço?

Primeiramente é importante você sempre hidratar seu corpo com muita água. O ideal é no mínimo 2 litros de água por dia. Depois procurar uma esteticista, para que ela indica um tratamento mais adequado e também a utilização, durante o dia e antes de dormir, de um hidratante específico para sua pele.

Como cuidar da pele do rosto mista?

Existem 5 passos para você cuidar da pele do seu rosto, com a orientação de um profissional da área de estética:

  • LIMPAR: Lave seu rosto com sabonete neutro e antes de dormir sempre retire a maquiagem com demaquilante.
  • REVITALIZAR: Uma vez por semana realize uma esfoliação suave para retirada de cravos e manchas causadas pela acne.
  • TONIFICAR: Use produtos adstringentes pois estes podem contribuir no controle da oleosidade e refrescar a pele.
  • HIDRATAR: A pele oleosa também precisa de hidratação. Opte por produtos oil-free.
  • PROTEGER: Para proteger a pele do sol, use protetor solar ou hidratantes que contenham FPS em sua fórmula.
Como deixar a pele do meu rosto bonita e limpinha?

Mudando a sua alimentação para saladas, verduras, legumes, fruta e fibras (aveia). Isso sem falar na importância de utilizar protetor solar específico para a sua pele. E se a sua pele já sofrer com a agressão do tempo, é aconselhável realizar Peeling de Diamante durante sessões de tratamento de pele. É importante frisar que para um bom resultado é necessárias várias sessões, conforme estipulado pelo um esteticista.

Como cuidar da pele do rosto corretamente?

O primeiro passo será a limpeza da face, de forma a prevenir problemas causados pela poluição, poeiras e excesso de oleosidade. Aplique uma loção ou creme de limpeza no rosto e no pescoço e massaje durante alguns minutos a pele. Remova o creme com uma toalha limpa ou utilize um pedaço de algodão. Esta tarefa terá de ser feita por uma esteticista para que não venha ter problemas futuros com sua pele, além do profissional saber utilizar os produtos corretos para o seu tipo de e pele.

Também poderá utilizar um tônico como complemento da limpeza já que este permite retirar o excesso da loção ou creme de limpeza, eliminando os resíduos que estes possam deixar na pele. Qualquer um dos produtos a utilizar devem ser adequados para a sua pele, tendo em conta a sua idade.

Tenho 14 anos e gostaria de saber de como cuidar da pele do meu rosto?

Procure um profissional na área de estética facial ou um dermatologista é indispensável que faça consultas com profissional qualificado. Somente tomando estes cuidados é que você vai saber qual é o seu tipo de pele e os cuidado necessários para ela. Não utilize as chamadas “receitas caseiras” em seu rosto, pois podem danificar sua pele. Evite longas exposição ao Sol.

Como cuidar da pele do rosto oleosa?

Não há como acabar com a oleosidade da pele, mais há como amenizá-la. Lave de uma a duas vezes por semana com um sabonete esfoleante, nos outros dias lave de duas a três vezes o rosto, não fique lavando toda a hora pois só agrava o problema. Use um produto para fechar os poros logo após cada lavagem.

Use hidratante de uso home care, e um mito dizer que não há necessidade do mesmo para pele oleosa, pois a mesma perde muita água e sais no processo. Quanto às acnes, com esses cuidados elas irão melhorar mais não impedirá de elas nascerem, para este problema apenas realizando sessões de limpeza de pele.

Por que aparecem espinhas e cravos no nosso rosto?

Há peles diferenciadas das outras (pele seca, mista e oleosa). Os cravos e espinhas aparecem com mais frequência nas peles oleosas. Na fase da puberdade e adolescência as secreções sebáceas (espinhas) se manifestam com mais intensidade através da mudança hormonal que ocorre nessa fase.

O tipo de pele de cada indivíduo é genético. Existem fatores também que fazem aumentar o acúmulo de acnes como por exemplo: mau funcionamento do intestino, problemas no útero, má alimentação, problema hormonal, problema psicológico e outros que somente o médico poderá diagnosticar com exames.

Vitamina do complexo B (B1, B2, B6, B12) pode causar espinhas?

É preciso ficar atento a estas vitaminas. Elas estão presentes nos alimentos industrializados (lácteos achocolatados, biscoitos vitaminados, iogurtes vitaminados, alguns tipos de macarrões orientais, etc.) e podem causar espinhas.

Por que a espinhas surgem mais durante a adolescência?

Porque, nesta fase, ocorre ajuste fisiológico (aumento e/ou diminuição) dos níveis hormonais. Estes causam a elevação do número das glândulas sebáceas que, em grande maioria, estão conectadas aos folículos pilosos, e produzem sebo.

Como nascem as espinhas?

As espinhas nascem devido ao entupimento dos poros por pele morta; Ou aumento da produção de sebo; Ou ação da bactéria Propionibacterium acnes; Ou outras alterações das células do folículo.

Sobre 

Sou Pedagoga e Esteticista Facial, mãe e esposa , nem sempre na mesma ordem. Proprietária do Studio Sandra Martins de Estética Facial em Taguatinga . Venha conhecer meu Studio e venha verificar os tratamentos estéticos realizados aqui. Ficamos na QNM 34 Conjunto M LT 05 Taguatinga Norte (61) 3371-9813 .

    Maiores informações:
  • facebook
  • googleplus
  • pinterest
  • twitter
  • youtube