Acne como a dieta e a genética interferem no surgimento de espinhas

Acne como a dieta e a genética interferem no surgimento de espinhas! Dicas valiosas para você cuidar da sua pele em qualquer época do ano!

Acne como a dieta e a genética interferem no surgimento de espinhas

A acne é um problema multifatorial, desencadeada por aspectos genéticos e hormonais mas também por questões comportamentais, relacionadas ao nível de estresse do dia a dia e aos hábitos alimentares. Dois especialistas no assunto, o nutrólogo Juliano Burckhardt e o geneticista Marcelo Sady, revelam dados pouco divulgados sobre tema. Acompanhe!

Há uma pré-disposição genética para acne?
O médico geneticista Marcelo Sady afirma que sim e explica: “essa influência genética está associada ao gene TNF-alfa, que pré-dispõe para um maior ou menor risco de acne dependendo do conjunto de genes que a pessoa tem. Não é possível modificar esse gene naturalmente”, aponta Marcelo Sady, Pós-Doutor em Genética. Porém, estilo de vida e alimentação ajudam a controlar o problema.

Qual é a relação entre alimentação e espinhas?
Uma alimentação saudável e equilibrada diminui o processo inflamatório da acne e ainda maximiza a resposta do tratamento médico para combatê-la. “Quem sofre com acne e consome mais alimentos saudáveis como vegetais, folhas verdes, grãos integrais e frutas apresenta lesões acneicas reduzidas em comparação com indivíduos em dietas ricas em farinha branca, doces, açúcares e massas” afirma o médico nutrólogo Juliano Burckhardt, membro Titular da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e da International Colleges for Advancement of Nutrology.

 

Confira alguns tratamentos do Studio Sandra Martins que poderá lhe auxiliar no combate às temíveis acnes!

 

Quais alimentos deve-se evitar? 

As gorduras saturadas, oriundas do óleo de palma, das carnes vermelhas e do leite assim como as gorduras trans encontradas em margarina, biscoitos, sorvete) são associadas aos aumentos da oleosidade da pele e  da inflamação da acne.

Há algum tipo de dieta que pode auxiliar?
As dietas cetogênicas, pobres em carboidratos e ricas em de gorduras saudáveis e proteína, reduzem os marcadores de inflamação da acne. “Estudos também indicam que pessoas que sofrem com um processo acneico são beneficiadas com dietas compostas de peixes e gorduras saudáveis, aponta o nutrólogo Juliano Burckhardt.  Exemplos de gorduras saudáveis são as nozes, linhaça, amêndoas.

O QUE USAR NA PELE COM ACNE

Um esteticista deve ser consultado para avaliar a pele e passar indicações específicas sobre quais produtos usar. Um deles, que costuma estar sempre nas listas, são os sabonetes para pele com excesso de oleosidade.

Links de relevância: FacebookInstagram e Youtube

Fonte: Marie Claire

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Agenda sua Avaliação

A avaliação é fundamental para tratamentos mais complexos!
avaliação

Últimas notícias

NOSSOS TRATAMENTOS ESTÉTICOS