O cigarro as manchas na pele, rugas, flacidez e o ressecamento da pele

Manchas na pele, rugas, flacidez, ressecamento. Conheça 5 danos causados pelo cigarro e como recuperar a pele. Saiba como recuperar os danos na pele causados pelo cigarro

Manchas na pele, rugas, flacidez, ressecamento. Conheça 5 danos causados pelo cigarro e como recuperar a pele. Saiba como recuperar os danos na pele causados pelo cigarro

O surgimento da flacidez, rugas e de manchas na pele são efeitos do envelhecimento natural. No entanto, muitas vezes esse processo é acelerado por conta do uso do cigarro. Para fazer um alerta aos malefícios do tabagismo confira 5 danos mais agravantes que o fumo pode causar à pele, além de explicar como recuperar a região desses problemas. Veja só!

1) Manchas na pele

O cigarro contém mais de 4 mil substâncias tóxicas, mas aquela que mais prejudica a pele é a nicotina. Esse ingrediente, além de fazer mal a todo o organismo, causa também a formação de manchas na pele, principalmente para os fumantes que tem a pele clara. Essas pessoas acabam tendo uma somatória de prejuízos do cigarro com as agressões do sol, pois são mais suscetíveis aos danos da radiação devido à carência de melanina, o que acaba acelerando ainda mais o envelhecimento precoce.

2) Rugas e flacidez

Além disso a nicotina também causa a vasoconstrição – processo que gera a diminuição do fluxo sanguíneo na pele, prejudicando toda a sua parte nutricional. Essa isquemia forma uma lesão nas fibras elásticas e diminui a síntese do colágeno, fazendo com que as rugas apareçam.

3) Ressecamento da pele

Quem fuma também percebe que a pele perde muito o viço, ficando com um aspecto bem ressecado e áspero. Esse processo se torna mais significativo nas mulheres, devido à hidroxilação do estradiol – um hormônio feminino que tem ação importante na manutenção do colágeno e na hidratação – causada pelo uso constante do cigarro.

4) Vasos aparentes

A pele dos pacientes tabagistas possui rugas mais profundas, palidez, coloração mais acinzentada e, além disso, ela se afina mais rapidamente. Isso acaba ressaltando os vasos sanguíneos no rosto, acometendo, principalmente, as pessoas de pele clara.

5) Cabelos brancos

Além do cabelo ficar mais áspero, oleoso e opaco, o excesso de radicais livres gerado pelo uso do cigarro também acaba refletindo no surgimento de fios brancos em tons mais amarelados. Isso acontece, porque o estresse oxidativo, causado pela nicotina, acaba afetando a produção de melanina no cabelo.

Como recuperar a pele dos danos causados pelo cigarro?

O melhor tratamento para converter todos esses danos é parar de fumar. Em contrapartida, também é importante tratar a pele com uso de antioxidantes, produtos à base de retinol e substâncias que estimulam as fibras de colágeno e elastina, como o ácido hialurônico, ácido glicólico e nicotinamida. Com esse conjunto de cuidados, é possível recuperar saúde da pele.

 

Links de relevância: FacebookInstagram e Youtube

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Agenda sua Avaliação

A avaliação é fundamental para tratamentos mais complexos!
avaliação

Últimas notícias

NOSSOS TRATAMENTOS ESTÉTICOS