Roacutan mitos e verdades

roacutan-mitos-e-verdades-sobre-o-tratamento-contra-acne

Hoje o Roacutan é um dos tratamentos mais utilizados contra acne, mas são necessários cuidados além do mesmo ser administrado em dose diária que varia de acordo com o peso de cada paciente. Sempre utilize com o acompanhamento médico.

A acne é uma doença da pele bastante frequente entre os adolescentes. Embora ela possa ocorrer dos 12 anos aos 30 anos de idade, sem dúvida, é entre os adolescentes que a acne se torna mais significativa. Além dos cravos e espinhas, as cicatrizes que podem aparecer são extremamente marcantes e podem interferir na auto estima de qualquer pessoa.

O local mais comum de aparecimento da acne é a face (especialmente na Zona T: Testa, Nariz e Queixo), mas ela também pode surgir no tórax anterior,costas e nos braços. Sua localização preferencialmente facial é um outro fator importante para que as cicatrizes sejam bastante indesejadas. Há mais ou menos 15 anos, chegou ao Brasil uma medicação que se propunha a revolucionar o tratamento da acne.

 

E foi exatamente isto que ocorreu com a isotretinoína ou Roacutan, que é seu nome comercial mais conhecido. Apesar de inúmeros preconceitos que existem em torno dele, após vários estudos científicos multicêntricos ao redor do mundo, sabe-se hoje que o Roacutan é a droga de primeira escolha para o tratamento da acne dos adolescentes, exceto para um grupo restrito de meninas com alterações hormonais, como por exemplo, a síndrome dos ovários poliásticos.O Roacutan é administrado em dose diária que varia de acordo com o peso de cada paciente.

dose total acumulada ao longo do tratamento é o que realmente importará para o sucesso no tratamento. Portanto, o tratamento não depende do tempo de utilização da medicação (seis meses como se pensa) e sim da dose total acumulada, ou seja, o valor total de miligramas por quilo de peso de cada pessoa que o utiliza. Como o tratamento da acne depende da dose acumulada do Roacutan no organismo, não se deve interrompê-lo durante o ciclo por mais de 15 dias. Se isto ocorrer, haverá necessidade de um recomeço da terapêutica.

O Roacutan é uma medicação de metabolização hepática, ou seja, ele passa obrigatoriamente pelo fígado. Desta maneira, existe necessidade de um controle prévio de alguns exames da função hepática ao longo do tratamento.Ao contrário do que se diz, o uso de bebidas alcoólicas não está totalmente proibido enquanto se toma o Roacutan. Elas devem ser ingeridas como sempre com moderação, porque pode haver sobrecarga do fígado, considerando o fato de que ambos, o Roacutan e o álcool, terem metabolização hepática. A proibição à exposição solar é outro mito.

a-melhor-limpeza-de-pele-de-brasilia-studio-sandra-martins

Como a pele de todo o corpo fica seca e mais fina durante o tratamento ela estará mais sensível ao sol. O que aumenta o risco de queimaduras no verão. Por isso, o uso do filtro solar com alto fator de proteção (FPS) é obrigatório. Após um ciclo completo de tratamento, existe uma chance de cura da acne de cerca de 95%. Se houver falha no tratamento, ou melhor, recidiva após o primeiro ciclo, deve-se repetir o ciclo completo de tratamento. Apenas para os casos muito graves, pode haver necessidade de vários ciclos.

 

O Roacutan trata a atividade da acne. Isto significa que existirá melhora dos cravos, espinhas e da oleosidade da pele. Ele não trata, em hipótese alguma, as cicatrizes após elas já terem se estabelecido. No entanto, ele é o método terapêutico que melhor pode evitá-las. E prevenir é sempre melhor do que remediar, já que as cicatrizes da acne podem ser, muitas vezes, mutilantes e requerem um tratamento a longo prazo.

Por este motivo é que, nos dias de hoje, para evitar as cicatrizes, deve-se indicar o Roacutan para qualquer caso de acne com maior ou menor graduação, desde que não haja nenhuma alteração hormonal como causa desta acne. A principal contra indicação do Roacutan é o seu uso durante a gestação, já que poderá haver graves alterações do bebê. Por outro lado, não existe qualquer risco de infertilidade feminina ou masculina durante ou após o uso.

cuide da pele do seu rosto tratamento facial studio sandra martins

Após dois meses do seu término, a mulher poderá engravidar normalmente. Inúmeros estudos nos Estados Unidos também não comprovam o risco maior de desenvolver a depressão entre aqueles que lançam mão desta medicação. O Roacutan é uma droga com aprovação pelo F.D.A. (Food and Drugs Administration) há vários anos, inclusive bem antes de sua introdução no Brasil. Diante de tantos fatos, é indiscutível a alta efetividade e segurança do Roacutan no tratamento da acne. Recomenda-se o acompanhamento de um dermatologista capacitado para que todas as informações sejam dadas ao paciente, assim como, o monitoramento necessário seja realizado.

sandra-martins-estetica-facial-brasilia-limpeza-de-pele19

O bom disso tudo é que a ciência, a cada dia, tem apontado caminhos para a cura de doenças como a acne. Pois é, a acne tem cura! Apenas, quero fazer uma ressalva, apesar do Roacutan ser um medicamento forte para o tratamento da acne, há casos onde o problema é persistente, ou seja, melhora por um bom tempo após o Roacutan porém em algumas pessoas há reincidência da acne…mas não se preocupe, pois na maioria dos casos, o Roacutan resolve sim.

qual e a sua maior preocupação com a pele do rosto

Confira uma rápida entrevista que realizei com uma amiga sobre o seu tratamento com o Roacutan:

  • É normal sentir ardência e ver a pele descascando? sim, mas depende da intensidade. Um dos efeitos colaterais do Roacutan é o ressecamento da pele;
  • Quando o médico pede pra eu tomar mais que uma pílula de Roacutan por dia, devo tomá-las todas juntas? sim! A minha dermatologista sempre dizia para eu tomar o remédio antes de uma refeição (não imediatamente antes, mas, uns 20 minutos antes do almoço, por exemplo). Era assim que eu fazia. Tomava os meus dois comprimidos por dia, no mesmo horário, juntos;
  • Nos primeiros dias, é normal aparecerem mais espinhas? completamente normal! Aliás, aconteceu comigo e com todos os meus amigos que já usaram e para os quais eu perguntei. Não é preciso se desesperar! Depois de um mês, vai sumindo tudo… rsrs
  • Os níveis de colesterol ruim sobem após o início do tratamento? sim, é muito! O Roacutan tem uma formula baseada em gorduras que não são lá tão legais, por isso, o tratamento com o remédio deve acompanhar uma dieta em que as gorduras passem longe… é fogo!
  • Posso engordar tomando Roacutan? sim! Outro efeito colateral…
  • Coceiras, dores musculares e lábios rachados também são efeitos colaterais?sim, e ficam sempre por perto…

Tratamentos que podem auxiliar sua pele contra a acne

O peeling químico em camadas é uma nova solução contra a acne e que pode lhe auxiliar a ter dias melhores!

A aplicação em camadas no tratamento de acne consistem em uma sequência de uso de produtos que agem nas especificidades da pele acneica considerando que o tempo de ação e a absorção são fatores muito importantes que direcionam ao efeito esperado. Principalmente no tratamento de acne, onde a pele naturalmente apresenta uma hiperqueratose, ou seja, uma barreira que dificulta a permeação e absorção de princípios ativos. Por isso a aplicação em camadas irá agir além do Estrato Córneo da pele.

peeling-de-diamante-em-brasilia-melhor-lugar-para-fazer2

Somente com o final do seu tratamento que você poderá procurar um profissional de estética para limpezas e o rejuvenescimento de sua pele do rosto! Marque sua sessão com a Sandra Martins pelo telefone 3371-9813.

Tratamento de Microagulhamento pós tratamento de roacutan.

Após o tratamento de roacutan a pele do rosto pode ficar com algumas cicatrizes, e com certeza é um processo que afeta a estima de qualquer um. Mas hoje a estética facial conta com revolucionários tratamentos que podem auxiliá-lo a recuperar a autoestima, devolvendo a você a possibilidade de sorrir e ser feliz novamente.

Pois é um tratamento que melhora a aparência da pele do rosto, combatendo a flacidez, as rugas e linhas de expressão, melhorando estrias, marcas e cicatrizes, dando viço, luminosidade e controlando a acne. Sabe aqueles furinhos deixados pelo tratamento de acne com roacutan no seu rosto? É o fim deles! Venha melhorar sua autoestima com o microagulhamento.

O Microagulhamento com Dermaroller estimula a produção de colágeno e a renovação celular da pele através de micro perfurações feitas na pele por um aparelhinho que parece um mini rolo de pintar parede com agulhas. O Microagulhamento com Dermaroller estimula a produção de colágeno e a renovação celular da pele através de micro perfurações feitas na pele por um aparelhinho que parece um mini rolo de pintar parede com agulhas.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

16 Comentários

  1. muito boa sua postagem, estou pensando em tomar!

    será se o dermato pode me indicar??? é pq ñ tenho muitas espinhas (de vez em qndo nasce uma ou outra, más essas são aqlas muito doloridas e sempre deixam marcas) más minha pele e meu couro cabeludo são muitooooooo oleosos e tenho cravos no nariz tbm…

    Ahhh usei recentemente o ISOTREX e azitromicina, deu uma melhorada, mas meu rosto ta oleoso igual ao inicio do tratamento, sera se ja posso tomar o roacutan ???

  2. Eu já estou tomando a quatro meses e esta sendo uma maravilha!
    Desde o início do tratamento tiro fotos para ver a evolução do medicamento, desde então, melhorou muito. Tenho 16 anos e minha acne não é só coisa de adolescente, é genético, meus pais tem muita acne, principalmente meu pai, ele tem o rosto todo marcado, por isso procurei uma dermatologista e perguntei se o Roacutan era uma boa.. Ela mandou eu tomar 2 depois do almoço por 6 meses e 15 dias.. Espero que todas minhas manchinhas (as que restaram) sumam! haha Tudo no meu corpo ficou extremamente seco! Meus lábios, narinas, garganta, olhos, braços, pernas… o rosto então nem se fala! Começou a descascar e arder, muito. Minhas mãos ardem num nível tão forte que da para ver cada poro queimadinho, arde muito mesmo, da casquinha e tudo mais. Mas de um dia para o outro somem e a pele fica normal de novo. Não é em todos que acontecem isso, vai de pessoa pra pessoa, não precisa se preocupar, talvez até você não sofra com nenhum probleminha chato que possa aparecer. Indico muita hidratação, tanto cremes, Bepantol (que serve para os cabelos, pele, lábios… é ótimo!) quanto MUITA água! Não se preocupe, meu rosto também explodiu de espinhas, mas depois vai saindo.. é só esperar e seguir corretamente as indicações de seu dermatologista. Espero ter ajudado, beijos!

  3. Aconselho não fazer nada que possa agredir mais sua pele, faça a limpeza no final de todo o procedimento, vai ficar ainda mais linda!

  4. Beeeem, já tomei azitromicina também.. E um mooonte de medicamentos kkk mas.. NADA funcionou! Foi com o Roacutan mesmo que a melhora esta sendo ótima! Ele é muito forte, mas da pra aguentar haha. Vá no dermatologista e comente com ele sobre o roacutan.. De cara nem todos dermatos preferem indicar o isotretinoina, mas, fale com ele, dependendo do nível da acne que você tiver, ele te receite!

  5. Levei minha filha ao dermatologista e ela passou o Roacutan durante 1 ano e 4 meses minha filha usou e todo mês ela tinha que fazer exame de sangue e até exame de gravides ela tinha na época 15 anos e as acnes era horríveis graças a Deus por este remédio hoje minha filha tem 24 anos nunca mais ela deu espinha ficou pouquíssima cicatriz no rosto dela a qual ela fez um tratamento a lazer que ficou maravilhosa, Roacutan realmente é maravilhoso apesar dos cuidados que tem que ter.

  6. Já tentei varios tipos de tratamento , um deles foi o epiduo e epidac mas pouco adiantou , depois de quase um ano se manteve com espinhas e vou voltar no dermatologista e tomara que me passe roacutam e espero que suma de uma vez por todas .. só quem sofre disso sabe o quanto é ruim e espero que todos que estão aqui conseguiam uma cura definitiva . abraços *-*

  7. Estou indo para o 3º mês de tratamento (pela 2º vez)
    Até agora não tive tantas reações adversas quanto no 1º tratamento (dor de cabeça,na vista,ressecamento de todos os cantos ,queda de cabelo,dor nos ossos,..).Dessa vez tah sendo bem mais tranquilo,e em nenhuma das vezes precisei ir pra academia,minha médica sempre elogia meus exames de sangue
    🙂

  8. Bom, antes começar o tratamento com roacutan minha pele era horrível, nossa nem tem como explicar, tenho 16 anos não é porque sou adolescente que é por isso tenho espinha mais sim pela genética também pois minha mãe teve muitas só que bem pequenas, já as minhas é com pus e grandes lembro da minha primeira espinha que tive foi muito cedo com 8 anos tive uma no meio da testa com pus enorme mais depois sumiu e nunca mais apareceu espinhas, depois que menstruei com 12 anos começou a encher só que eram tipo 2º grau não muito grande tomei tetraciclina e outros antibióticos mais depois voltava tudo, fiz 15 anos minhas bochechas e queixo começou a encher de espinhas, mais também comir bastante chocolate esse dia, até perguntei pra minha dermatologista ela disse que era por causa da lactose, enfim parei de comer chocolate nem sei mais o que é chocolate faz 3 mês que não como mais, minha dermatologista receitou o roacutan no primeiro mês melhorou muito pois antes tava cheia já no segundo e terceiro melhorando mais ainda só que ainda saem espinhas acho que por causa do remedio mais são poucas, os efeitos colaterais são chatos mais nada que possa seguir em frente, meu tratamento é de 8 mês, daqui uma semana vou para o 4º mês espero que não vejo mais espinhas rsrs, mais tenho muitas manchas, fico triste por causa disso mais nada que o peeling não resolva!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Agenda sua Avaliação

A avaliação é fundamental para tratamentos mais complexos!
avaliação

Últimas notícias

NOSSOS TRATAMENTOS ESTÉTICOS