Saiba como cuidar da pele sensível em Brasília

Entenda o que ocorre com o maior órgão do corpo humano, a pele, durante o inverno e primavera e saiba como cuidar da pele sensível em Brasília

Entenda o que ocorre com o maior órgão do corpo humano, a pele, durante o inverno e primavera e veja quais hidratantes podem ajudar a recuperá-lo

Se existe alguém que costuma sofrer no inverno é a nossa pele. A umidade do ar baixa combinada com ventos e temperaturas mais frias levam ao ressecamento da pele. Esses fatores — que se juntam aos banhos quentes — fazem com que o maior órgão do corpo humano fique ainda mais seco e sensível.

No entanto, a falta de hidratação nem sempre é o único problema. A sensibilidade na pele pode surgir em todos os tipos de pele e proporciona muito incômodo. Conheça alguns sinais e sintomas desse tipo de pele:

  • Aspereza.
  • Desconforto.
  • Repuxamento.
  • Ressecamento.
  • Barreira cutânea enfraquecida.

Pessoas com a pele sensível reagem de maneira excessiva a estímuloscomo variação de temperatura, banhos quentes e mudanças climáticas. Características clássicas desta época do ano. Pode haver irritação, vermelhidão, ardor e coceira na pele nessa época do ano.

A pele sensível tem a barreira cutânea alterada, uma camada de proteção que funciona como mecanismo de defesa aos agentes externos e à entrada de substâncias químicas nocivas, além de controlar os níveis de água da pele. Quando essa barreira está alterada, há uma maior irritação e aumento da perda de água.

Pele sensível versus sensibilizada

A pele sensível é uma característica da pele do indivíduo (e sempre precisará de cuidado), enquanto a pele sensibilizada é um quadro causado por alguma situação específica. Portanto, é importante consultar um especialista para identificar cada caso. É de extrema importância importante verificar se a pele está apenas sensibilizada ou se de fato é sensível, e ainda investigar o que está causando essa sensibilidade. Só assim saberemos qual é a melhor recomendação para cada caso.

Além da avaliação, a esteticista poderá orientar quanto à rotina adequada de cuidados com a peleem relação à limpeza da pele, hidratação e proteção solar.

No dia a dia, é importante utilizar produtos específicos, optando por soluções de limpeza que não tenham substâncias abrasivas, e por hidratantes que sejam capazes de reter a água na pele, proporcionando uma hidratação profunda. Além disso, o uso de protetor solar é indispensável, pois os raios ultravioletas podem piorar os sintomas e o aspecto desse tipo de pele.

Qual hidratante devo usar?

A barreira cutânea pode ser recuperada por meio do uso de hidratantes para pele sensível que tenham agentes oclusivos, emolientes, umectantes e vitamina c. De forma simples, os agentes umectantes auxiliam a pele a manter o teor de água, os oclusivos contribuem para impedir a perda de água formando uma espécie de “filme” na superfície da epiderme, enquanto os emolientes são substâncias que atuam para amaciar e suavizar – indicados para tratamento de peles ressecadas e sensíveis.

envelhecimento da pele é outro fator causador das manchas na pele, de modo que será muito importante hidratarmos corretamente a nossa pele e seguir uma alimentação equilibrada, rica em alimentos antioxidantes. Além disso hoje temos a Harmonização de papada, pecoço e colo com microagulhamento.

Links de relevância: FacebookInstagram e Youtube

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

1 comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Agenda sua Avaliação

A avaliação é fundamental para tratamentos mais complexos!
avaliação

Últimas notícias

NOSSOS TRATAMENTOS ESTÉTICOS